Senhor Prendado
A torta das senhoritas Tatin
Num belo dia no final do século 19 a pousada/restaurante das irmãs Tatin (Stéphanie, a «Fanny», 1838-1917, e Caroline, 1847-1911) em la Motte Beuvron, sempre muito frequentada por caçadores, entrou para a história da culinária.
Dia de muito movimento, Fanny (ainda atordoada pelos galanteios de um caçador sedutor) ao preparar uma torta de maçãs colocou as frutas na forma e levou-as ao forno, apenas com açucar. Só depois se deu conta que havia esquecido o mais importante: a massa.
Na correria, não teve dúvidas: retirou as maçãs do forno, colocou a massa de torta sobre as frutas já semi–caramelizadas e levou tudo ao forno novamente, inventando assim, mesmo sem querer, a torta ao revés, grande mito da gastronomia: a Tarte Tatin
INGREDIENTES
  • Maçãs
  • Acúcar refinado
  • Manteiga sem sal
  • Cravos da Índia
  • Canela em pau
  • Massa para torta
  • ingredientes
    PREPARAÇÃO
    Há quem prefira usar a maçã verde azedinha, mais ácida e mais rija.
    Descasque as macãs, corte-as em quatro partes, retirando as sementes e o talo. Numa forma ou frigideira que possa ir ao forno, passe bastante manteiga e depois cubra completamente com uma camada generosa de açucar. Use alguns cravos e uma lasca de canela em pau
    unte o fundo da forma com manteiga e cubra com açucar
    Acomode os quartos de maçã sobre a superfície coberta com açúcar, faça com que os pedaços de maçã fiquem bem rentes às bordas da forma.
    Distribua a primeira camada sempre com a parte curva para baixo. Coloque a segunda camada de modo inverso, com a parte curva para cima. Preencha todos os vazios com pedaços da fruta.
    acomode as maçãs na forma, preencha todos os espaços
    Depois das frutas montadas na forma, leve ao fogo e deixe até que o líquido das maçãs se evapore, quando perceber a calda dourada cor de caramelo borbulhar no fundo da forma, desligue o fogo
    no fogo, até o fundo se caramelizar retire do fogo quando vir a cor dourada do caramelo borbulhante.
    Leve as maçãs ao forno por aproximadamente 20 minutos
    leve ao forno (200º), por 20 minutos
    Corte um disco ligeiramente maior que o diâmetro da forma na massa de tortas, aplique sobre a forma reforçando as beiradas. Faça alguns furos com a ponta da faca para que o ar possa sair e a massa não se inflar.
    cubra com a massa para tortas
    Leve as maçãs agora cobertas com a massa ao forno novamente por mais 20 minutos.
    Quando a massa estiver dourada, retire e deixe amornar um pouco
    no forno, mais uma vez
    Quando estiver morna, vire cuidadosamente a forma sobre a travessa onde a torta será servida.
    Sirva ainda morna, ao natural ou acompanhada de sorvete de creme.
    melhor se servida ainda morna, com sorvete de creme
    POSTADO POR SENHOR PRENDADO 14-06-2009 01:06